segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Teatro: a busca, o imaginário, o fantasioso



O teatro é também comovente, tocante, encantador, fantástico e é lá que as coisas acontecem.
Ao lado do teatro e da música, a dança é uma das três principais artes cênicas. A dança se expressa através dos movimentos e nestes movimentos podem ser expressos todos os seus sentimentos, emoções, alegrias e outros. É considerada da arte a mais antiga e completa, pois se cria movimentos e expressa através do corpo.
O Ballet Contemporâneo foi criado no início do século e ainda preserva o uso das pontas e gestuais próximos ao Ballet Clássico. Neste estilo de dança as coreografias se diferem do método clássico e segue passos tradicionais fortemente misturados com sentimentos.
As roupas usadas são geralmente collants e malhas, que dão maior liberdade aos bailarinos dando mais ênfase aos movimentos do corpo.
Umas das características o Ballet Contemporâneo é que ele foi modificado as posições-base do Ballet Clássico, mantém a estrutura do ballet fazendo uso das diagonais e da dança conjunta. O que importa é a transmissão de sentimentos, idéias, conceitos.
Memoravelmente em Minas Gerais, o Ballet Contemporâneo é apresentado pelo Grupo Corpo e pelo Ballet Jovem.
O Grupo Corpo foi fundado por Paulo Pederneiras em 1975, em Belo Horizonte. Foi a absorção de uma identidade artística própria, a sustentação de um padrão de excelência e a construção de uma composição.
Atualmente, no Palácio das Artes, está exposto os 35 anos do Grupo Corpo. Está sendo exposto as cores do espetáculo Ímã; tubos com fotos em backlight expõem imagens de espetáculos diversos da trajetória do grupo e os nomes de todas as cidades percorridas pela companhia em seus 35 anos de estrada.
O Ballet Jovem Palácio das Artes foi criado 2008 pela Fundação Clóvis Salgado para incentivar a profissionalização de artistas e sua entrada no mercado da dança.
O objetivo é preencher um espaço vazio existente entre a formação e a inserção de um bailarino no mercado, um corpo de dança jovem formado por bailarinos com idade à partir dos 15 anos que são preparados para atuarem em companhias e grupos profissionais já estabelecidos no mercado brasileiro.

6 comentários: