quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Retratando Minas..........Yara Tupynambá



“Minas é minha pequena aldeia, de onde extraio as raízes populares, a cultura erudita, a geografia, as tradições do povo que vão permanecer em meus quadros.”

Nasceu em Montes Claros, estado de Minas Gerais, Yara formou-se em Artes Plásticas e fez seus estudos artísticos com Guignard e Goeldi, tendo também estudado no Pratt Institute de Nova Iorque. Suas obras são conhecidas por todo Brasil, tendo sido tema de uma Sala Especial na Bienal de São Paulo.
Foi professora e diretora da Escola de Belas Artes da UFMG, e também foi professora na Escola Guignard, em Belo Horizonte.
Entre suas obras mais famosas estão o painel A Árvore da Vida, que retrata Adão nu e Eva seminua, na igreja Matriz de Ferros, descrito no livro Hilda Furacão, de Roberto Drummond, que causou polêmica entre as moralistas, sendo notícia da mídia nacional e internacional, e o painel Minas, do século XVII ao século XX, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Desde 1987, a artista mantém o Instituto Yara Tupynambá, sociedade civil que desenvolve trabalhos de incentivo às artes plásticas, bem como atividades culturais e educacionais em Minas Gerais.
Yara participou dos Salões de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Paraná, Porto Alegre, Campinas, Ouro Preto e Pernambuco, além das Bienais de São Paulo e de Salvador.
Liderou o Atelier Vivo na Bienal de São Paulo, em 1974, onde revelou pesquisa realizada na área educacional e com estandartes.
O último grande painel de Yara sobre a história de Belo Horizonte está na Câmara Municipal.









Nenhum comentário:

Postar um comentário