domingo, 12 de setembro de 2010

A província dos Cerrados

(clique na imagem para ampliar)
Ocupando originalmente quase metade do território de Minas Gerais, o Cerrado ocorre nas regiões central, oeste, noroeste e norte do estado.Cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, tem índices pluviométricos regulares que lhe propiciam sua grande biodiversidade.
São as principais características deste segundo maior bioma brasileiro:

Clima: predominantemente Tropical Sazonal, de inverno seco e verão chuvoso, ocorre incêndios espontâneos esporádicos no período da seca. Temperatura média de 25º, máxima de 40º e mínima de 10º ou até menos.

Vegetação: semelhante à savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água - disponível nos solos do cerrado abaixo de 2 metros de profundidade.

Relevo: um tanto acidentado, com poucas áreas planas. Nos morros mais altos são encontrados pedregulhos, argila com inclusões de pedras e camadas de areia.

Flora: riquíssima flora com mais de 10.000 espécies de plantas, sendo 4.000 endêmicas desse bioma. ex.: buriti (Mauritia flexuosa), ipês(Tabebuia spp.), quaresmeira roxa (Tibouchina granulosa), etc, além da grande variedade de gramíneas, bromeliáceas, orquidáceas e outras plantas de menor porte.

Fauna: apresenta grande variedade em espécies em todos os ambientes, que dispõem de muitos recursos ecológicos, abrigando comunidades de animais com abundância de indivíduos, alguns com adaptações especializadas para explorar o que fornece seu habitat.
Devido à ação do homem, o Cerrado passou por grandes modificações, alterando os diversos habitats e, consequentemente, apresentando espécies ameaçadas de extinção. Dentre as que correm risco de desaparecer estão o tamanduá-bandeira, a anta, o lobo-guará, o pato-mergulhão, o falcão-de-peito-vermelho, o tatu-bola, o tatu-canastra, o cervo, o cachorro-vinagre, a onça-pintada, a ariranha e a lontra.

Infelizmente crescentemente ameaçado, seja pela instalação de cidades e rodovias, seja pelo crescimento das monoculturas, como soja e o arroz, a pecuária intensiva, a carvoaria e o desmatamento causado pela atividade madeireira e por frequentes queimadas, devido às altas temperaturas e baixa umidade, quanto ao infortúnio do descuido humano.

Em suma, o Cerrado possui alta biodiversidade, embora menor que a mata atlântica e a floresta amazônica.
Este rico ecossistema apresenta cores, formas, relevos e texturas inigualáveis, nos mais diversos aspectos como, principalmente, em sua fauna e flora. O que o torna tema extremamente oportuno ao desenvolver uma coleção.
Minha escolha remete não só uma homenagem à hospitaleira mãe-Terra, mas como um possível alerta à atividade humana, que degradante pode por em extinção tão vasta beleza natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário