segunda-feira, 13 de setembro de 2010

As Formas do Barroco Mineiro



O Barroco foi uma reação contra a simetria e a proporcionalidade, portanto sua estética prima pela assimetria, pelo excesso, pelo expressivo e pela irregularidade, tanto que o próprio termo vem de uma pérola do mesmo nome de formato bizarro e irregular. Este movimento tornou-se perfeita para a Igreja Católica da contra reforma, pois enfatiza o contraste, o conflito, o dinâmico e o dramático. Ela usava a religião e a arte como instrumento de controle e ainda ajudava a conter os “maus costumes”.

O barroco mineiro foi uma visão peculiar do estilo, suas maiores expressões foram na arquitetura, na escultura e pintura. Apesar do nome barroco mineiro, boa parte das manifestações artísticas aconteceram dentro da esfera do Rococó que podemos considerar uma sub escola barroca. Esta sub escola tem sua relação na elaboração das fachadas das edificações religiosas, ornamentação interior e disposição quadradas das igrejas

Os materiais próprios, a mão de obra, o uso de suas próprias técnicas, deveu-se ao súbito enriquecimento da região com a descoberta de grandes jaziguas de ouro e diamantes proporcionando uma grande qualidade na produção das artes.

O estilo desenvoleu-se principalmente na antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto, mas também em Diamantina, Serro, Mariana, Tiradentes, Sabará, São João Del Rei e Congonhas.

A escolha do Barroco para meu tema, foi por sua grande variedade de formas rebuscada, ricas em detalhes e cores fortes e intensas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário