quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Estrada real, um caminho encantador!

A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.

Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real.

Assim se formou o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. Conhecer a Estrada Real é reviver o passado e a história de Minas e do Brasil.

Assim como as riquezas que foram extraídas da terra, venha explorar as belezas da região, a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro em um passeio inesquecível pela Estrada Real.
Nas trilhas da estrada real, vale a pena conhecer a cidade de Ouro Preto


A cidade de Ouro Preto está localizada no Estado de Minas Gerais. perto da cidade de Belo Horizonte, a 700 km de São Paulo e a 400 km do Rio de Janeiro. Vindo de São Paulo, seguir em direção para Belo Horizonte pela BR-381. Em Belo Horizonte pegar a BR-040, sentido Rio de Janeiro até o trevo para Ouro Preto.

Ouro Preto foi o palco de um dos mais importantes movimentos pela libertação do Brasil Colônia, a Inconfidência Mineira.Sendo uma das cidades mais turísticas do Brasil, Outro Preto oferece a seus visitantes ótimas opções de hospedagens, como hotéis, pousadas, hotéis fazendas e chalés.

O nome Ouro Preto surgiu da quantidade de ouro que foi descoberta na região. No fim do Séc. XVII, bandeirantes que por ali passavam acharam ouro nos córregos da região do Rio Itacolomi. O que fez com que houvesse uma grande imigração para a cidade em busca do ouro.

Pontos Turisticos: Museu da inconfidência, Casa dos Contos , Parque do itacolomi, Distrito de Lavras novas, Maria Fumaça, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário