quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Literatura feita por mineiros.

Maria Clara Machado

Nasceu em Belo Horizonte em 3 de abril de 1921. Se tornou uma renomada escritora e dramaturga, autora de famosas peças infantis. Fundadora do Tablado, escola de teatro do Rio de Janeiro.

Sua primeira grande peça, " O boi e o burro a caminho de Belém", em 1953, era um auto de Natal que rendeu ótimas críticas. A peça foi originalmente escrita para teatros de bonecos, mas, no fim, acabou sendo montada com atores, mas, foi em 1955 que surgiu o maior sucesso do Tablado e o texto mais montado de Maria Clara Machado: " Pluft, o fantasminha".

Maria Clara Machado escreveu mais de 25 peças, entre as quais " O cavalinho azul", " A bruxinha que era boa" e "A menina e o vento".

Sua última peça foi escrita em 2000, " Jonas e a baleia". A escritora veio a falecer em 30 de abril de 2001, aos oitenta anos, em razão do linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer no sistema imunológico.

Carlos Drummond de Andrade

Nascido em Itabira em 31 de outubro de 1902, precisou deixar para trás sua cidade natal ao partir para estudar em Friburgo e Belo Horizonte. Formou-se em Farmácia, atendendo a insistência da família em graduar-se.
Trabalhou em Belo Horizonte como redator em jornais locais até mudar-se para o Rio de Janeiro, em 1934, para atuar como chefe de gabinete de Gustavo Capanema, então nomeado novo Ministro da Educação e Saúde Pública.
Em 1930, seu livro "Alguma Poesia" foi o marco da segunda fase do Modernismo brasileiro. Carlos Drummond de Andrade veio a falecer em agosto de 1987.

Quero
"Quero que todos os dias do ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 em 5 minutos
me digas: Eu te amo."
Carlos Drumond de Andrade


Ziraldo Alves Pinto

Nasceu em Caratinga em 24 de outubro de 1932. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1957.

Começou a trabalhar no Jornal Folha de Minas, de Belo Horizonte, em 1954, com uma coluna dedicada ao humor. Ganhou notoriedade nacional ao se estabelecer na revista O Cruzeiro em 1957 e posteriormente no Jornal do Brasil, em 1963.

Em 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil.

Em 1980, lançou o livro "O Menino Maluquinho", seu maior sucesso editorial, o qual foi mais tarde adaptado na televisão e no cinema.

Ziraldo é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista, jornalista e é também o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente,é um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário