segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Arquitetura contemporânea e Amilcar de Castro




As esculturas de Amilcar de Castro um paralelo com a arquitetura Comteporânea de Éolo Maia.
Amilcar de Castro,(1920-2002)
“escultura
é a descoberta da forma
do silêncio
onde a luz guarda a sombra
e
Comove”
foi um escultor, artista plástico e designer gráfico brasileiro, Freqüentou a Escola Guignard entre 1944 e 1950, onde estudou desenho com Alberto da Veiga Guignard e escultura figurativa com Franz Weissmann.
Amilcar de Castro é considerado pelos críticos e historiadores da arte um dos escultores construtivos mais representativos da arte brasileira contemporânea.
Amílcar de Castro
Estudou na Guignard na década de 40. Desse contato ficou sobretudo a necessidade de clareza defendida por Guignard nas aulas de desenho,a insistência para que os alunos usassem lápis duro, que por produzir sulcos no papel, exigiam decisão no traço, pois os erros não tinham conserto.
A arte de Amilcar de Castro rejeita a formalização demasiado unívoca de um certo construtivismo, abre-se para o exterior – ou melhor, trabalha para concretizá-lo. A monumentalidade posta de pé por esse movimento deve portanto afastar qualquer dimensão simbólica – aversão pré-moderna da imponência-, com o que ela tem de intimidação e apequetamento do observador.
A escultura de corte e deslocamento, sem dobras que começam a ser feitas na década de 70, deixam isso bem claro.
Um jogo de leveza e contração as organiza e nenhum desses dois movimentos obtém primazia. A grande espessura das chapas chega a 4 polegadas, enquanto nos de corte e dobra têm no máximo 2 polegadas e suas dimensões reduzidas conferem um aspecto atarracado ás obras.
Por outro lado, as linhas que correm no interior dos blocos de ferro produzem um contraste com essa contenção.Ao romper a inteireza das barras, reduzem sua impenetrabilidade e apontam caminhos onde só havia extensões contínuas. Pelas trilhas abertas pelo maçarico ( a luz que secciona as chapas de ferro), passa uma luz fina,forte o suficiente para constituir desenhos.
Prensada na maior parte dos casos entre dois massudos blocos de ferro, essa linha difícil ás vezes se interrompe, cedendo ao peso, ás vezes forma um fio ininterrupto, colocando em suspensão a massa que a pressiona. Até certo ponto a tensão observada nas esculturas de corte e dobra se refaz – entre a materialidade da luz e a presença ostensiva do ferro domina o movimento irresolvível.
Nos casos de segmentos de peças são deslocados, também verificamos uma redução de seu peso.A porção rearticulada, justamente por obter mobilidade, adquire uma densidade menor, que gera um descompasso entre as partes da obra.Afinal, são coisas feitas do mesmo material, com idêntica espessura e solidez, e não havia por que aparecerem de maneira diversa. Contudo, é assim que elas procedem, combinando frações desbalanceadas, embora saída de um denominador comum.
A luz secciona as chapas de ferro.
A obra de Amilcar de Castro , como a de outros artistas significativos de sua geração, é muito mais rica e variada que os estudos e o material iconográfico existentes a seu respeito.
Arquitetura contemporânea por Èolo Maia
Éolo Maia ( 1942-2002), estudou arquitetura na Escola de Arquitetura da UFMG, um dos arquitetos mais importantes na arquitetura contemporânea mineira.
Nasceu em Belo Horizonte em 27 de janeiro de 1942, mas dizia-se natural de Ouro Preto. O ambiente cultural da cidade histórica propiciou ao arquiteto seus primeiros contatos com as artes, a convivência com os pintores Guignard e Scliar e, segundo afirmava, a descoberta da arquitetura.
O ingresso na Universidade foi marcado pelo entusiasmo da construção de Brasília(1957-1960) que, no não de sua graduação 1967, já havia substituído pelo clima de repressão e autoritarismo de uma ditadura militar.
Contestador e irreverente, criou no final da década de 1970, junto com Jô Vasconcellos e Sylvio Podestá as revistas Vão Livre e Pampulha.
Mesmo que a busca pelo novo e pela invenção tenha sido o motor de trinta e cincos anos de atuação profissional, Éolo Maia ainda é frequentemente associado à arquitetura pós moderna produzida no Brasil na década de 1980, da qual foi , sem dúvida, um de seus maiores expoentes.
Num primeiro momento a recorrência de elementos formais próprios da arquitetura moderna, após revisão crítica por que passou durante o período que se seguiu à segunda guerra Mundial. Em especial, pode –se identificar nessas obras as influências fundamentais de Vilanova Artigas, de Le Corbusier em sua produção da segunda metade do século XX e, principalmente, de Louis I.Kahn.
Apesar de sua grande trajetória irei abordar somente os edifícios ícones que considero inspirador.
Centro de apoio turístico Tancredo Neves(1984-1992),Projeto mais emblemático do período de crítica pós moderna elaborado em parceria com Sylvio Podestá. Implantado em plena Praça da Liberdade em Belo Horizonte, berço do poder constituído do Estado.
Por seu valor imagético e alegórico, tem suscitado as mais diversas reações dos usuários da praça, o impacto visual promovido por suas cores e formas inusitadas não permite que o edifício passe despercebido dentro do contexto urbano imediato. Sua epiderme metálica, em que predominam as cores fortes e o aço patinável, cuja tonalidade terrosa advém do processo controlado de corrosão superficial, fez com que o mesmo recebesse o apelido de “Rainha da Sucata” pelos estudantes de um colégio vizinho, em referência a uma telenovela da época.
No tratamento volumétrico do centro de apoio turístico partiu da leitura tipológica dos prédios das Secretarias de Estado que envolvem a Praça da Liberdade, projetados nos estilos ecléticos e neoclássico. Essa estratégia mimética em relação ao lugar se contradiz pela utilização de matérias contemporâneas, negação dos esquemas de composição clássicos e colagem de elementos de outras arquiteturas, a produzir um objeto que se relaciona ambiguamente com seu entrono imediato.
Referência:
NAVES, Rodrigues. Amilcar de Castro. São Paulo: Editora Tangente, 1991.
Texto Éolo Maia: Complexidade e contradição na arquitetura urbana brasileira. Editora UFMG, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário