segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Arquitetura barroca em Minas Gerais




As três igrejas principais de Ouro Preto que levam as marcas de Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa) e do pintor Manoel da Costa Athayde são:

– Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Localizada na Praça Monsenhor Castilho Barbosa, foi construída entre 1711 a 1733, é uma das mais ricas em ouro e prata do Brasil e a mais bela igreja de expressão do barroco mineiro. É a primeira em arte e a segunda em riqueza no Brasil! Os retábulos laterais e o altar-mor, trabalhados e folheados a ouro, mostram o auge do barroco e da mineração no século XVIII. O esplendor dos 472 anjos e dos 434 quilos de ouro que recobrem as talhas é reforçado pela música barroca que ecoa na igreja. No teto de caixotão em baixo-relevo, a pintura ilusionista da época: da porta principal vê-se um cordeiro sobre a cruz; da capela principal, ele se esconde embaixo dela. As obras são de Francisco Xavier de Brito, suposto mestre de Aleijadinho. A imagem de Nosso Senhor dos Passos foi doada pela Espanha. Em anexo, Museu de Arte Sacra.

– Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência
Localizada no largo de Coimbra ou largo de São Francisco, foi construída entre 1771 e 1794 – projeto e construção de Aleijadinho. Na porta há dois medalhões em pedra-sabão: um com a imagem de N. S. da Conceição, o outro com S. Francisco recebendo as cinco chagas de Cristo no monte Alverne. Todos os santos e imagens transmitem a aceitação do sofrimento através da imagem da paixão de Cristo e dos votos franciscanos. Também de Aleijadinho o retábulo do altar-mor e o púlpito. No forro da nave, pintura tridimensional de Athayde apresenta N. S. do Conceição cercada de anjos, todos com feições de mulatos. A mais alta expressão do estilo rococó. Abriga em anexo, parte do acervo do Museu Aleijadinho, na sacristia e no Consistório. Na frente da igreja tem uma feira permanente de artesanato em pedra-sabão.

– Igreja de Nossa Senhora da Conceição ou Matriz de Antônio Dias (praça Antônio Dias)
Substituiu a capela erguida em 1699, pelo bandeirante Antônio Dias, fundador de Vila Rica. Construída entre 1727 a 1760, com projeto e construção de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, é a maior da cidade, rica em trabalhos barrocos. Abriga, em anexo, na sacristia e na cripta, parte do acervo do Museu Aleijadinho, obras de Aleijadinho: mesa funerária de jacarandá e busto de pedra-sabão de S. Francisco de Paula. No altar de N. S. da Boa Morte está sepultado o artista, Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Nesta igreja, também encontra-se o túmulo de seu pai.

Outras igrejas:

Igreja de Nossa Senhora do Carmo – Construída entre 1766 a 1776, com projeto do pai de Aleijadinho, Manoel Francisco Lisboa, que morreu e foi substituído pelo filho. Além de modificar a obra, Aleijadinho fez o trabalho de pedra-sabão na portada, o lavabo da sacristia e as talhas dos altares de S. João Batista e N. S. da Piedade. A pintura do forro e o dourado do altar-mór são de Athayde. É a igreja mais central, onde se encontram as últimas obras de Aleijadinho e do mestre Athayde. Os azulejos de faiança portuguesa, do século XVIII, da capela-mor sobre N. S. do Carmo são os únicos em igrejas mineiras.

Igreja de Santa Efigênia ou Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Alto da Cruz) – Há quem diga que foi um projeto do pai de Aleijadinho, outros dizem que foi erguida por Chico Rei e os escravos de sua tribo africana, entre 1733 a 1762, com pó de ouro trazido pelas escravas nos cabelos... (Chico Rei, personagem heróico dos escravos em Vila Rica, foi um rei africano que veio como escravo para o Brasil; com o ouro, ele comprava a alforria de seus súditos). As imagens dos santos, desta igreja, são todas negras. Na pintura do forro, um papa negro, que nunca existiu e, entalhes de anjos, pelicanos, búzios e cascos de tartaruga, decoram seu interior. Possui o relógio mais antigo da cidade, 1762, originalmente construído com apenas um ponteiro.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no largo do Rosário, é de 1785. A rara fachada circular contrasta com o interior simples. A imagem de Santa Helena é atribuída a Aleijadinho.

Igreja de São Francisco de Paula, localiza-se no Morro do Pascoal, próximo ao Terminal Rodoviário. Construída entre 1804 a 1904, é a mais nova da cidade, com excelente vista panorâmica. A imagem principal de São Francisco de Paula é obra de Aleijadinho.

Capela Nossa Senhora do Parto ou Capela do Padre Faria (localizada na rua Padre Faria), sua construção deu-se entre 1701 a 1710 e, portanto, a mais antiga de Ouro Preto. Com uma fachada simples, porém, de rico interior de talha dourada, com estilos barroco e rococó. Possui a única cruz papal da cidade, bem como o sino, na torre ao lado desta igreja, o qual tocou na inauguração de Brasília, atual capital do Brasil... Esta torre, lembra um templo chinês.

A Capela de Santo Antônio, embora seja simples, é a mais antiga da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário