segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mercado Cultural

Painel de inspirações

Minas tem características culturais marcantes, entre elas, a sua culinária e o seu artesanato. Imagine um lugar que reúne tudo isso e mais um pouco?

O mercado central nasceu em sete de setembro de 1929, na época, conhecido como Mercado Municipal de BH, por meio do empreendedorismo do prefeito Cristiano Machado. A intenção
era reunir, num só local, produtos destinados ao consumo da população da capital mineira. No início, os feirantes se reuniam num terreno de 22 lotes, próximo à praça Raul Soares. A ideia era centralizar o abastecimento da cidade. Naquele momento, o terreno descoberto de 14.000m2 abrigava barracas de madeira.

A proposta da “feira” estava caminhando, o movimento era intenso. Porém, em 1964, o prefeito Jorge Carone resolveu vender as terras, sob a justificativa de impossibilidade administrativa para a feira.

Os comerciantes então se organizaram para impedir o fechamento do mercado, sendo liderados pelo Sr. Raimundo Pereira Lima e criaram uma cooperativa para comprar o imóvel da prefeitura. O grande desafio era construir um galpão coberto em 5 anos, o que só aconteceu devido a um financiamento feito pelos fundadores do Banco Mercantil, que, 15 dias antes da entrega do mercado, acreditaram no projeto e resolveram apoia-lo.

Hoje, o Mercado Central é mais que uma feira. É um lugar de referência da identidade mineira. Você pode encontrar cultura popular, tradição e contemporaneidade em forma produtos legitimamente da nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário