O comboio ferroviário começou a ganhar importância a partir da Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII), transportando as matérias-primas, os produtos e as pessoas de forma rápida e eficaz para regiões distantes.
Segundo o dicionário, a palavra trem serve para designar o conjunto de objetos que formam a bagagem de um viajante e é pelo fato do comboio ferroviário levar os “trens” das pessoas que ele passa a ser chamado de trem. Além disso, no dicionário a palavra trem designa qualquer objeto ou coisa; coisa, negócio, treco e troço no linguajar popular.
O trem chegou ao Brasil em 1854, financiado pelo Visconde de Mauá. Já em 1858 é inaugurada a segunda ferrovia que posteriormente passa a se chamas Central do Brasil ligando Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Essa ferrovia foi muito importante para o escoamento da produção das jazidas de ferro de Minas Gerais. O transporte ferroviário se torna então o mais importante, já que agilizava o deslocamento não só de mercadorias como de pessoas. Ao redor das linhas ferroviárias nasceram e cresceram vilas e cidades e empregou milhares de pessoas na construção dessas.
Em 30 de setembro de 1880, foi inaugurada a Estrada de Ferro Oeste de Minas que inicialmente ligava as cidades de Antonio Carlos e Barroso. Um ano mais tarde, sua sede passa a ser São João Del Rei. O trem emocionava e despertava o interesse dos moradores que viviam nos arredores da ferrovia. Em 3 de Agosto de 1989, a ferrovia foi tombada pelo patrimônio histórico e chegou a ter 602 km sendo, em 1996, incorporada à Ferrovia Centro-Atlântica. A ferrovia nunca parou de funcionar tornando-se um passeio turístico muito procurado entre as cidades de São João Del Rei e Tiradentes proporcionando uma viagem por uma história de mais de um século.
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