quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vale do Jequitinhonha: vale a pena conhecer





Localizado ao nordeste do estado, tendo suas cidades banhadas pelo rio Jequitinhonha e seus afluentes, o Vale do Jequitinhonnha é uma região de imensa diversidade cultural alimentada pela tradição popular. Apesar de carregar o estigma da carência social, o Vale esbanja riqueza em expressões culturais como a música, a contação de causos, os festejos religiosos, o artesanato, sem falar nas belas paisagens, no cotidiano gostoso e na deliciosa culinária.
Cantores como Paulinho Pedra Azul, Déa Trancoso e Rubinho do Vale trazem em suas letras histórias da tradição oral e um lirismo particular.



O Coral das Lavadeiras de Almenara vem desenvolvendo um trabalho de preservação de sua cultura desde 1991 com músicas do cancioneiro popular. Elas já fizeram turnês por várias cidades do país, inclusive tendo se apresentado no exterior.

O artesanato é bastante diversificado, apresentando trabalhos em cestarias, esculturas em madeira, tapeçaria, bordados, artigos em couro e, com reconhecido destaque, a cerâmica. A matéria prima é, via de regra, encontrada nos prórpios quintais e os ensinamentos do ofício são passados de pai para filho. Nos dias de hoje percebe-se o aumento do número de associações de artesãos, o que contribui para a preservação da tradiçao e para a geração de renda para várias famílias, tendo em vista que o artesanato é a única fonte de renda para muitas delas








Nenhum comentário:

Postar um comentário