segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O sobrenatural no imaginário do povo do Vale do Jequitinhonha

Queria falar da riqueza do Vale, porém sabia que se tentasse falar de tudo que tenho vontade de uma vez só talvez não conseguiria “costurar” tudo da melhor maneira em tempo hábil. Optei então por delimitar meu tema de coleção por um aspecto que me interessasse mais na cultura desse povo do Jequitinhonha. Difícil escolher já que amo tanto tudo o que vem de lá e está em minhas raízes. Porém, quando pensava nos causos, nas histórias que sempre ouvi de meus avós, tios e primos, sentia que me demorava mais no pensamento. Então decidi: vou inspirar-me para fazer minha coleção no imaginário do povo do Vale do Jequitinhonha. E posso dizer que essa escolha se deu por duas razões: primeiramente pelo prazer em trabalhar com a palavra, que acredito ter a capacidade de produzir mais imagens e significados que a própria imagem em si; segundo pela riqueza que trazem com histórias que povoam a mente de uma gente que os transmite de geração a geração.

Delimitando um pouco mais, buscarei desenvolver minha coleção baseada nos causos que tratem do sobrenatural, tão presente e tão verdadeiro para aqueles que os contam. A dualidade bem x mal, sacro x profano, Deus e o diabo é recorrente em todos elas e nunca são contadas da mesma maneira, característica da tradição oral. Figuras como o bicho da Pedra Azul, Bicho da Carneira, Bicho do Pé Redondo, a Mulher da Trouxa são alguns personagens em cujas histórias me inspirarei das quais tentarei transportar para a nossa realidade, através do produto final, a atmosfera do fantasioso que permeia o imaginário da região.

Um comentário: