quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cruzeiro de Minas

Em dezembro de 1920, com a presença do cônsul da Itália em Belo Horizonte, surgiu a idéia de fundar um time de futebol que representasse a côlonia italiana. Em 1921, a Societá Sportiva Palestra Italia foi fundada oficialmente.

A princípio, as cores que representavam o time foram as mesma usadas na bandeira da Itália. Verde, vermelho e branco.

A primeira apresentação oficial da nova equipe ao público foi contra, hoje, o maior rival, Atlético-MG, numa partida que o Palestra saiu vitorioso.
Em 1925, o nome do Clube foi aportuguesado, mudando para Sociedade Sportiva Palestra Itália.

Em 1942, em meio a 2ª Guerra Mundial, o governo brasileiro, decretou uma lei proibindo o uso de termos e denominações referentes as nações inimigas, obrigando a mudar mais uma vez o nome do time, dessa vez para Palestra Mineiro.



Ainda em 1942, a equipe foi transformada em uma entidade totalmente brasileira, cujo nome mudou para Ypiranga. Esse nome durou somente uma partida, e logo depois passou a chamar Cruzeiro Esporte Clube; uma homenagem ao cruzeiro do sul, símbolo maior da pátria. Esse nome, foi sugerido pelo ex- presidente do Clube, Oswaldo Pinto Coelho.

A partir daí, o Cruzeiro Esporte Clube passou a ser mais um representante de Minas Gerais no cenário nacional e internacional, conquistando títulos, e despertando a paixão em milhões de torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário