segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Museu dos Brinquedos





O Museu dos Brinquedos foi idealizado por Luíza Azevedo Meyer, que durante 12 anos disponibilizou aos visitantes uma coleção rara e diversificada de brinquedos expondo-os em shoppings, casas de cultura e galerias de arte. Em 2006, seis anos após o falecimento de D. Luíza, o seu sonho de transformar sua coleção particular em museu, se concretizou no Instituto Cultural Luíza Azevedo Meyer. O espaço ocupa 282 m2 e é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico, nele, pessoas de todas as idades se emocionam ao aprender um pouco mais sobre os divertidos objetos de infância. Além de exposições de longa duração a coleção participa de mostras itinerantes. No local são realizados cursos, oficinas e lançamento de livros. Atualmente, o acervo conta com cerca de 5.000 peças – muitas delas doadas até hoje – que ilustram a história dos brinquedos no Brasil desde o século XIX, como jogos, piorras, bonecas, carrinhos, fortes apaches, cavalinho de pau, lanternas mágicas, instrumentos musicais, fantoches, livros, discos e outros objetos que proporcionam ao visitante a agradável sensação de voltar aos tempos de criança. Assim, o museu cumpre o seu maior objetivo: pesquisar e ampliar constantemente o acervo de forma a atuar na preservação, conhecimento e divulgação da memória infantil projetada neste patrimônio cultural.

D. Luíza, ou melhor, Vó Luiza e seu espaço

Nascida em São João Del Rei, interior de Minas Gerais, Vó Luíza foi filha de pais comerciantes, mãe de 10 filhos, avó de 22 netos e apaixonada por brinquedos. Ao logo da vida, colecionou mais de 3000 brinquedos e hoje, após seu falecimento, foi criado o Instituto Cultural “Luíza de Azevedo Meyer”, centro sem fins lucrativos que apóia e promove iniciativas no campo do desenvolvimento cultural e educacional de crianças, adolescentes e adultos.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. uma iniciativa muito louvavél, uma ideia como essa deve ser copiada em varias partes do pais é do mundo. Não so com brinquedos mas com outros temas socias é culturais.
    quero tambem parabenizar a dielle pelo exelente trabalho, que com esse post abre caminho para q a sociedade tenha conhecimento de idéias maravilhosas como essas.

    continue assim dielle, bom trabalho.

    Grande abraço, Evandro L. Moyses

    ResponderExcluir