segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Moda Das Namoradeiras



As Namoradeiras são bonecas que ficam debruçadas na janela das casas mineiras,com a mão na cabeça experando um amor perfeito. Elas são mulatas e negras para denuciar o preconceito que a maioria das pessoas tem com mulheres negras e mulatas. Essas bonecas representam uma pessoa se exibindo para as pessoas na rua, para isso usam vestidos coloridos e bem decotados, marcando os seios.

Se as Namoradeiras fossem pessoas de verdade, elas seriam mulheres negras mais ousadas, ficariam se mostrando para os homens,isto porque elas são uma referência estereotipada das mulheres interioranas que antigamente passavam longos períodos do dia na janela de suas casas namorando ou apenas esperando o tempo passar. Elas usariam roupas mais indiscretas, para expor o corpo, ou seja, qualquer pessoa que passaria perto dela ia notar o quão ela estava se exibindo.

Apesar de não existir uma história sobre essas bonecas e a discussão sobre sua origem ser incerta, elas sem dúvida estão na moda e alguns espaços de comentários sobre artesanato afirmam que as "namoradeiras" estão ganhando as janelas do País.

Referências:
www.ritapolis.com
www.arteemterblog.blogspot.com

3 comentários:

  1. Tão lindas essas bonecas...
    E se fossem de verdade então, mais bonitas ainda!

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, estão ganhando as janelas de todo o país...sou de Sta Catarina e trouxe uma qdo estive lá pra minha janela...e faz sucesso...
    São lindas...
    Andréa

    ResponderExcluir
  3. kkk eu vi em uma janela em Itapoá SC, a principio eu não sabia do que se tratava!!

    ResponderExcluir