terça-feira, 12 de outubro de 2010

Seminário Moda Mineira

No dia 22/09/10 aconteceu o Seminário de Moda Mineira Criação,Mercado e Vivências no auditório do Campus Aimorés, organizado pelo Centro Universitário UNA. Participaram das paletras, a empresária, consultora de moda e curadora do Minas Trend Preview Moema Breves, a responsável pelo departamento de comunicação da FIEMG Fernanda Cotta, a estilista Grazielle Coelho, o novo estilista Pedro Embiruçu, o coordenador do curso de moda da UNA Júlio Pessoa, a professora Luciana Marques e o professor Aldo Clécius.

As palestras e debates foram conduzidos por Júlio Pessoa e Aldo Clécius. Júlio começou falando sobre as dificuldades do mercado e também sobre a importância do curso de moda. Em seguida, o professor Aldo fez suas considerações sobre o mercado mineiro, retratando a sua identidade e relevância para a moda nacional.

Moema Breves foi a primeira convidada a falar e contou sua vivência desde o início, quando entrou para o universo da moda como modelo. Falou de sua experiência em marcas como Olium e Patachou e nos incentivou a sonhar e ter objetivos. O dela era “dar certo até os 30 anos”, sendo hoje a proprietária do outlet Nonfashion, além de prestar consultoria para marcas como Chiclete com Guaraná e Blue Banana.

Fernanda Cotta foi a próxima a conduzir a palestra. Ressaltando a importância do Minas Trend Preview para os negócios de Minas, defendeu que a sua proposta é de gerar vendas, movimentar a industria, assim como apresentar o preview de conceitos e desfiles. Mostrou gráficos e estatísticas sobre o evento, que é essencial para a economia de muitas marcas que participam, podendo ser até 80% do lucro de algumas delas. Nos contou em primeira mão o tema do Minas Trend Preview Inverno 2011, que será sobre o Grupo Corpo.

Em seguida Graziele Coelho seguiu o seminário contando sua história na moda. Graziele, que foi sócia de uma agência de modelos, se envolveu no mercado a partir de seu interesse por ilustração de moda. Participou de um concurso nacional de talentos da área e ficou em segundo lugar. Trabalhou com estilistas de renome, como Renato Loureiro e Vitor Dzenk. Hoje, assina as coleções de marcas como Chicletes com Guaraná e Patricia Mota, sempre mantendo a sua identidade de criação.
Graziele nos contou como a moda não é só glamour, há muito trabalho,e no inicio, devemos ter humildade suficiente para escutar a palavra “não” ou fazer alguns trabalhos que consideramos desnecessários ou insignificantes.

Pedro Embiriçu contou como conseguiu se destacar no mercado mineiro, apesar de ter se formado a pouco tempo. Segundo ele, descobrir seu ramo na moda é o primeiro passo, a partir daí, é preciso se dedicar e procurar estágios, pois a experiência começa durante a faculdade. Ele falou também da importância dos concursos de moda como uma oportunidade de mostrar seu trabalho. Pedro sabe bem como isso pode ajudar, afinal, foi por meio do Projeto Box que se tornou conhecido: o concurso rendeu uma matéria na revista ELLE. Pedro também ressaltou que um bom profissional deve ser humilde e criativo.

Entre tudo o que foi falado, destaco o Minas Trend Preview, que como foi dito por Fernanda, tem a proposta de ser o Preview. Glória Kalil falou de sua importância em meio a tantas semanas de moda, relatando a responsabilidade do acontecimento pois ele abre a primeira parte do calendário de moda, antes mesmo de São Paulo e Rio de Janeiro.


Referência: http://chic.ig.com.br/alo-chics/post/minas-trend-preview-dia-1

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