quarta-feira, 13 de outubro de 2010

1º SEMINÁRIO DE MODA MINEIRA:CRIAÇÃO, MERCADO E VIVÊNCIAS

Introdução.
Primeiro de uma série de seminários que virão somar ao mercado acadêmico e de moda de Minas Gerais, realizado no dia 22 de setembro de 2010, no auditório Aimorés do Cento Univesitário UNA “ compondo á mesa Júlio pessoa, Aldo clécius, Moema Breves, Fernanda Cotta, Graziele Coelho e Pedro Embiriçu

Resumo das Falas dos participantes:
Júlio Pessoa, coordenador dos cursos de Cinema e Moda do campus Liberdade do Centro Universitário UNA, Fez uma breve apresentação deste Centro universitário e das propostas que com esse seminário virão a somar e aperfeiçoar o elo de ligação entre este e o mercado .

Aldo Clécius, professor e idealizador deste seminário junto com os professores do centro Universitário UNA, discorre sobre sua experiência como Jornalista cobrindo eventos de moda, consultoria para Marcas importantes do cenário nacional,e sua experiência como um atento observador dos erros e acertos dos percalços enfrentados na construção de uma marca no mercado de moda nacional, mediador do evento.

Moema Breves Proprietária da Non Fashion loja inaugura novo conceito de loja em Belo Horizonte (outlet de marcas de estilistas mineiros e peças outras importantes marcas que são importantes no cenário da moda mineira e nacional).
Assim como nós estudantes de moda, somos questionados sempre, mas porque moda, Moema é enfática moda é paixão. Pois o preconceito que esta área ainda enfrenta, como ela mesma disse que até familiares ficavam preocupados com sua opção pela moda, quando outras profissões, oferecem mais estabilidade financeira, ela aborda e nos passa sua bonita experiência desde o ínício como modelo, em alguns segundos chega a emocionar, lágrimas , percebe se que ao discorrer sobre sua trajetória que ela abraçou essa área.
Inicia como modelo,coordena a implantação de uma das Multimarcas de maior prestígio no Nordeste, retorna as montanhas de Minas, passa pela Olium, Patachou, Coordenando o estilo, Marketing e se empolga ao falar de ter seu sonho concretizado ter seu próprio negócio, a Non Fashion Outlet , recentemente passou a assinar a coluna NonFashion Tips do blog.minasTrend.com.

Fernanda Cotta Superitendente de Comunicação Corporativa da Fiemg e responsável pelo Minas Trend Preview.
Muito oportuno convidar uma pessoa de dentro da Fiemg para expor para nós estudantes e futuros profissionais do mercado, como se comporta o mercado mineiro desde o início do evento MTP, este que foi uma iniciativa de empresários do setor de vestuário que queriam atrair para a capital que ao apresentar coleções de pré lançamentos entre uma estação e outra.Apresenta a evolução do evento do início até a última edição está já sob a batuta de Carlos Pazetto e da B Ferraz na produção e curadoria de Ronaldo Fraga, evento já consolidado, com volume de negócios em crescente expansão, cita um dado importante , algumas marcas comercializam 70% da sua produção por estação neste evento,sempre tem na sua festa de abertura, um local que tem um valor histórico ou cultural no cenário do estado de MG, o salão de negócios e desfiles acontecem no Condomínio Alphaville Lagoa dos ingleses, nos arredores da capital.

Graziella Coelho
Discorre sua trajetória quando foi pela primeira vez fazer um curso de Desenho de moda no Senai Modatec , não dominava o traço mas que com as aulas desenvolveu e muito, ou seja desenho não e dom, pode se melhorar claro que alguns tem mais aptidão que outros.
Aborda com muita clareza o que importa para um estudante de moda, enfatiza que humildade é muito importante para quem quer chegar lá, cita seu caso em que já trabalhou em estágios muito importante para sua carreira,em que se ganha pouco ou quase nada, o que mais importa é a experiência que soma muito lá na frente , o estilista ao qual você começa como estagiário, começa as vezes fazendo coisas banais para alguns,como ir a uma loja pesquisar aviamentos que podem ser aproveitados em uma coleção,cita nomes aos quais teve o privilégio de ser assistente como Renato Loureiro, Victor Dzenk, sua passagem pela chicletes com guaraná e a sua experiência atual com Patrícia Motta, onde trabalha a junção do couro com outros tipos de tecidos, sempre enfatizando a importância do elo estilista e seu assistente, afinal é um time em que se une esforços e talento para ganhar. Finaliza citando sua nova parceria com Gilda Queiroz na Marca Insanas.

Pedro Embiruçu. atualmente radicado em Belo Horizonte, Ex aluno do curso de Graduação da Una, Possui uma marca homônima, atualmente no estilo da Regina Salomão.
Começa com uma apresentação do que é importante na sua percepção, onde cita características importantes para ser um profissional da área, desde o direcionamento da área em qual se pretende atuar, já na graduação,do elo importante com professores que são importantes parceiros para divulgar e conseguir patrocínios para seus trabalhos,da dificuldade enfrentada para se conseguir uma oportunidade neste mercado, "muito fechado" segundo suas próprias palavras, cita a importância dos concursos como o Projeto Box, que ajudam na hora de buscar uma boa colocação no mercado,descreve sua trajetória desde o iníco numa estamparia, passagem pela Alphorria como estágiário onde passou por vários departamentos, cita a passagem pelo Show room foi enriquecedor, e da atual Regina Salomão marca que atualmente é desenvolvida por Eduardo Suppes do qual faz também faz parte da equipe de estilo.
Pedro dá dicas importantes como humildade,perseverança,dedicação e acima de tudo uma lição," mesmo que as portas insistem em não abrirem, devemos buscar alternativas para que as mesmas em algum momento, mesmo que através de um concurso no qual seu nome "digo
participante selecionado" passa a aparecer na mídia e aí tudo fica mais acessível".
Cito as frases de Gustavo Lins no Último evento" Moda, que negócio é esse? do sebrae -MG. Ele que teve que ficar anos e anos nos bastidores das grandes Maisons na Europa, até despontar como o único Brasileiro depois de Ocimar Versolato a integrar a Câmara sindical da Alta costura Parisiense.

Comentário Crítico.

O evento vem somar a este nosso importante mercado mineiro de moda que foi um dos expoentes da moda nacional na década de 80, onde o grupo mineiro de moda era um dos expoentes no cenário de moda nacional, Minas perdeu posições chegando ás vezes perder importância para Estados que não tem cultura difundida de moda, já que fomos o primeiro estado a ter um curso de moda do Brasil, o de estilismo da UFMG.

Perdemos terreno, pela falta de uma política de incentivos e apoio a essa cadeia que é a segunda maior geradora de empregos do país, a cadeia têxtil, mas depois de anos e anos perdendo posição, nosso estado retoma sua posição que nunca deveria ter perdido de ser um dos mais importantes pólos lançadores de moda deste país.

Brilhante a FIEMG abraçar junto com empresários do setor do vestuário de Minas Gerais, essa empreitada que já na última edição se mostra consolidado.

Minas tem o feito a mão, trabalhar o conceito de moda intrínsica, estado que contempla o barroco das cidades históricas, tradição do seu povo e as montanhas que influenciam mineiros no trabalho ímpar de criação.

Minas Trend Preview é o que na Europa e Eua são conhecidas como coleções CRUISE COLLECTIONS, modelo consolidado que movimenta o mercado na entressafra entre uma estação e outra, importante num cenário em que as grifes internacionais com a crise econômica internacional vai em busca de novos mercados,e o mercado brasileiro, um mercado consumidor com milhões de consumidores, passa a ser mirada por grifes internacionais, ao ter pré lançamentos atende ao varejo cada dia mais ansioso por novidades, entra aí a questão das grandes redes Fast Fashion Zara,e agora a Top Shop que vai desembarcar no país, é mais que oportuno que esse setor se profissionalize e as faculdades já estão fazendo sua lição de casa, melhorando estrutura fazendo parcerias,essas sim são muito bem vindas, falta apenas aos empresários do setor do vestuário em Minas gerais, somar esforços fazendo com que aconteça a junção entre academia e indústria, aliás em São Paulo isso já está consolidado, talvez por isso, hoje São Paulo esteja na dianteira desse setor.

Acredito que o MTP será um grande divisor de águas da indústria do vestuário no estado, e os números estão aí para provar.


Referência:

LIPOVETSKY, Gilles. Império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução por Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
TREPTOW, DORIS.Inventando Moda - Planejamento De Coleção.EMPORIO DO LIVRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário