terça-feira, 12 de outubro de 2010

1º Seminário de Moda Mineira: Criação, Mercado e Vivências

Ocorrido no dia 22/09/2010 no auditório com Campus Aimorés da UNA, teve como objetivo analisar o atual mercado de moda mineiro. Com os convidados Moema Breves (ex-modelo e dona do outlet Nonfashion), Fernanda Cotta da Fiemg, Graziele Coelho (estilista e sócia da marca Insanas) e Pedro Embiruçu (ex-aluno da Uma, destaque do Minas Trend Preview e considerado a nova revelação do mercado), os professores Aldo Clecius e Luciana do curso de Moda da UNA e o coordenador dos cursos de moda, designer de moda e de cinema da Una Júlio Pessoa, foi um evento não somente para os alunos da UNA, mas também para alunos de outras faculdades e a comunidade em geral.
Orientado pelo professor Aldo, o seminário começou com a fala do coordenador Júlio sobre a importância do seminário e depois de seguiu-se a fala de Moema que contou sobre sua trajetória desde a época de modelo, passando pela sua experiência na Olium e na Patachou até a realização de seu maior sonho que era ter uma loja própria, o outlet Nonfashion. Através de sua experiência de vida, ela aconselha a quem está começando no mundo da moda a arranjar um estágio ainda cursando a faculdade já que quanto mais rápido entrar nesse competitivo mundo, mais fácil se torna conseguir alcançar seus objetivos.
Depois foi a vez de Fernanda Cotta que nos contou sobre a história do Minas Trend Preview e de sua importância para os empresários da moda mineiros e como o evento vem crescendo desde sua primeira edição em 2007. Em seguida, Graziele Coelho, formada em gestão em design de moda, nos fala sobre de seu começo como assistente de estilo de Renato Loureiro e depois de Victor Dzenk. Após essas experiências, passa a trabalhar como estilista para importantes marcas em Minas Gerais como Blue Banana, Olium, DTA, Metrópole, Inês Guimarães e Sayonara Lopes. Atualmente é estilista da Chicletes com Guaraná e da Patrícia Motta e sócia de Gilda Queiroz na marca Insanas. Falou também dos desafios dos futuros profissionais de moda e da importância de se conhecer todas as etapas que envolvem a moda (da criação à comercialização) e do marketing.
Por fim foi a vez de Pedro Embiruçu que por sua recente mas próspera experiência, nos aconselha que para ser bem sucedido deve-se ter criatividade, ambição, iniciativa, mas sem perder a humildade. Deve-se também primeiro descobrir qual ramo da moda quer seguir para depois arranjar um estágio nessa área, tudo ainda durante a faculdade. É importante também a montagem de um bom portifólio, pois é através dele que somos avaliados. Por ser um mercado fechado, acredita que o jeito mais fácil de entrar nele é através de concursos, já que esses projetam os novos talentos. Pedro se destacou quando desfilou no projeto Box, o qual lhe rendeu uma matéria na revista ELLE. Já possui uma marca homônima na qual se propõem a juntar arte e roupa e trabalha para Regina Salomão.
Para encerrar, a professora Luciana mostrou a importância do marketing para a venda de um produto e depois houve uma discussão com todos os presentes sobre a China e sua ameaça ao mercado brasileiro devido às falsificações e a mão-de-obra barata, e sobre a desvalorização das costureiras, profissionais importantíssimos no mercado de moda.
Com tantas semas de moda acontecendo pelo Brasil ao mesmo tempo, qual seria a importância do Minas Trend Preview para os entendidos de moda do resto do país? Segundo Gloria Kalil diz em seu site (http://chic.ig.com.br/alo-chics/post/minas-trend-preview-dia-1), o MTP abre a primeira parte do calendário dos lançamentos para a estação seguinte, além de se diferenciar das outras semanas que só mostram o que já está a venda nas lojas. Por outro lado, Lílian Pacce (http://gnt.globo.com/platb/pelamoda/tag/minas-trend-preview/) diz que o evento ainda não atrai os grandes fashionistas.

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