terça-feira, 12 de outubro de 2010

1º Seminário de Moda Mineira: Criação, Mercado e Vivências

O seminário organizado pelo Centro Universitário Una aconteceu no dia 22/09/2010, no auditório do campus Aimorés pela manhã. Participaram do evento: a curadora e blogueira do MTP e dona do outlet Nonfashion, Moema Breves, a responsável pelo estilo das marcas Chicletes com Guaraná e Patricio Motta, Graziele Coelho, a Professora Luciana Marques, o coordenador do curso de Moda Julio Pessoa, a superintendente corporativa da Fiemg, Fernanda Cota, o ex-aluno da Una, Pedro Embiruçu e o Professor Aldo Clécius.

Aldo Clécius e Julio Pessoa atuaram como mediadores, conduzindo os temas abordados entre os participantes, retratando suas opiniões e usando do jogo de cintura para que o seminário pudesse ficar mais claro e didático para os interessados em moda que assistiam no auditório. O professor Aldo diz, ainda no início do evento, a sua opinião sobre o mercado mineiro de moda, revelando Minas Gerais como um estado cheio de talentos e que possivelmente ocupará o terceiro ou o segundo lugar nos pólos de moda do Brasil.

Moema, então, é convidada a falar, e nos conta sobre sua trajetória de vida no mercado de moda. Ela diz do sonho que sempre teve, de dar certo antes dos 30 anos e de “ter uma história para contar”. Começou a carreira como modelo, trabalhou na Olium, na Patachou, e hoje tem seu próprio outlet, a Nonfashion, além de fazer consultorias para as marcas Blue Banana e Chicletes com Guaraná. Moema Breves ressalta, entre os diversos períodos se sua vida, alguns ensinamentos que aprendeu: o de ouvir e observar muito, guardar dinheiro, ter relacionamentos, e fazer a vida das pessoas mais fáceis.

Em seguida, Fernanda Cota é convidada a falar. Nos revela alguns dados estatísticos sobre o evento Minas Trend Preview e diz que ele nasceu de um sonho, que seria o melhor evento de negócios de moda. O MTP está indo para sua sétima edição e tem crescido muito, aumentando o número de stands e a visibilidade. Fernanda fala ainda que a moda é manifesto, é registro da história, e da importância de ter iniciativa e atitude. Assistimos em primeira mão o vídeo-briefing do próximo MTP, que terá como tema os 35 anos do Grupo Corpo.

O microfone vai para Graziele Coelho, que nos conta um resumo de sua trajetória. Começou trabalhando em uma agência de modelo, participou de um concurso nacional de talentos da moda e ficou em segundo lugar, trabalhou com Renato Loureiro, Victor Dzenk, Olium, Chicletes com Guaraná e também na marca Patricia Motta. Ela fala da importância de saber lidar com os muitos “nãos” que o estilista recebe em sua carreira e da importância do marketing. Diz, ainda, que idéias e talentos muitas pessoas têm, e que o diferencial é o marketing. Deixa alguns conselhos para os ouvintes do seminário: ouvir mais, ver demais e falar menos.

Pedro Embiruçu diz um pouco de sua trajetória como estudante, em estágios, concursos até chegar em uma marca fixa. Nos fala da importância de algumas características na personalidade do estilista: ambição, competitividade, compromisso, criatividade, curiosidade, espírito de equipe, habilidade artística, comunicação, humildade, iniciativa e perseverança.

Já no final do seminário, Aldo inicia um bate-bola entre a platéia e os seminaristas, e começa com uma pergunta própria: “Como está a identidade na moda mineira?” Moema Breves responde à pergunta de Aldo falando que de alguns tempos para cá, a moda mineira está respirando novos ares, e tem que conciliar nosso mercado com o mercado chinês, que é uma possível potência de moda nos próximoa anos.

Fernanda Cota diz que é preciso colocar mais barreiras no mercado brasileiro como um todo, a fim de valorizar a produção interna. Ela diz ainda, que acredita no consumo consciente.

Graziele Coelho fala que as empresas dependem da consciência do consumidor, para que estes optem pela compra de produtos brasileiros ao invés dos importados.

Em um artigo de Paulo Borges para a revista Mag! edição especial dos desfiles de Primavera/Verão 2011, ele diz que a moda do Brasil está alcançando visibilidade jamais pensada, gerando negócios. E que a moda pede avanços, rupturas, inquietação e mudanças, apostando na população jovem do Brasil para uma estratégia de evolução do mercado. Estas palavras de Paulo Borges vão de encontro ao objetivo do Minas Trend Preview, e deixa, mesmo que indiretamente, um alerta: precisamos envolver nossos jovens no “mercado de gente grande”, gerar estágios e oportunidades, para que essas rupturas e avanços sejam possíveis e o mercado mineiro REconquiste seu lugar ao Sol.

Referências:

Revista MAG!, número 21, ano 2010, especial Coleções Primavera Verão 2010/2011.

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