terça-feira, 12 de outubro de 2010

Resenha - 1º Seminário de Moda Mineira

Introdução

Ocorrido no dia 22 de setembro de 2010, no auditório da faculdade UNA, campus Aimorés, com início previsto para as 08h00min, a primeira edição do seminário “Moda Mineira – Criação, Mercado e Vivências” contou com a presença de convidados como a consultora e empresária Moema Breves, sócia-proprietária do espaço multifuncional e outlet Nonfashion e responsável pela coluna Nonfashion Tips, no site do Minas Trend Preview; a superintendente de comunicação corporativa da FIEMG e responsável pelo Minas Trend Preview, Fernanda Cotta; a estilista e empresária Graziele Coelho; e o estilista Pedro Embiruçu, ex-aluno da UNA, que agora desfila sua marca homônima no projeto Super Nova de Novos Talentos dentro do Minas Trend Preview.

Com convidados para analisar o mercado de moda mineiro, falar sobre experiências e vivências e dar dicas para vingar neste já saturado mundo da moda, o objetivo do evento foi colocar idéias novas na cabeça dos iniciantes na moda e mostrar para eles que o mundo da moda é muito mais complicado do que parece ser, mas com estudo e persistência é possível habitá-lo. Aldo Clécius, professor da instituição e Júlio Pessoa, coordenador dos cursos de Moda e de Cinema, participaram do evento como mediadores e responderam também as perguntas feitas a mesa no final do evento.

Resumos

Moema Breves decidiu por focar na parte “vivências” do tema e contou sua história de persistência na moda, o que a levou a chorar ao lembrar-se de como e quando realizou um de seus sonhos. Começou como modelo, viajou bastante, trabalhou em outras marcas de moda até que resolveu andar com suas próprias pernas e abriu sua loja, a Nonfashion outlet, que comercializa peças de coleções já passadas de diversas marcas.
Dando ênfase na importância do estágio e de se ter um sonho sempre, com uma fala bem humorada e carregada de sentimento, Moema agradou aos estudantes presentes.

Fernanda Cotta discorreu, com o auxílio de gráficos e números, sobre o mercado de moda em Minas Gerais e sobre o Minas Trend Preview e sua importância para esse mercado. O Minas Trend Preview é hoje um evento consolidado e gera milhões em negócios para a moda mineira. Sem o objetivo de concorrer com o São Paulo Fashion Week, por ter um aspecto mais “negócios”, a pretensão é tornar-se o melhor evento de negócios de moda do Brasil. A última edição teve como tema “Água” e a próxima será “Corpo”, em homenagem ao grupo mineiro de dança homônimo, que comemora seus 35 anos.

Graziele Coelho, muito mineira, contou seus passos. Trabalhou com Renato Loureiro e Victor Dzenk e sempre foi muito atenciosa, buscando retirar o máximo de informação em suas experiências com esses designers; hoje ela desenha para diferentes marcas como Chicletes com Guaraná e Patrícia Mota e é sócia da marca Insanas. Graziele apresentou algumas de suas criações em fotos para os presentes, falou um pouco sobre o novo mercado de moda, onde a integração com o marketing é essencial (também citado por Moema) e o tempo é cada vez mais curto, com novidades devendo ser apresentadas sempre e o profissional precisando ser muito bem preparado, com conhecimentos que vão da criação à peça pronta. Em sua fala ela frisou a importância da experiência do estágio e da humildade no aprendizado.

Pedro Embiruçu, “neodesigner”, recém-formado pela faculdade UNA, discorreu sobre a importância de participar de Concursos de Moda, “não dormir a tarde” e fazer o que gosta. Citando características importantes para um designer segundo ele, como iniciativa e humildade, Pedro foi conversando com os alunos presentes e mostrando seus trabalhos e conquistas, como uma matéria na revista ELLE sobre seu recente trabalho, onde foi apontado como uma aposta para o futuro da moda mineira.
Pedro falou sobre sua trajetória e sobre como obteve reconhecimento, com pesquisas, o gosto pela arte e sua moda comercial. Fez estágios, participou de eventos e finalmente desfilou sua coleção no Minas Trend Preview, maior evento de moda do estado.

Aldo e Júlio fizeram considerações e pontuações durante todo o evento e auxiliaram os convidados nas respostas de algumas perguntas feitas pelos presentes.

Comentário Crítico

A palestra foi elucidativa, principalmente por grande parte do público presente estar iniciando no mundo da moda. Muitos desistirão, muitos continuarão, poucos vingarão.
As falas dos convidados levaram os participantes a refletir sobre esse mercado de moda, principalmente o mineiro, e perceber que não é fácil fazer parte dele. O grande trunfo do evento talvez tenha sido ilustrar, com profissionais de diferentes áreas na moda - marketing, administração, criação – e diferentes tempos, Pedro formou-se agora, aquilo que todos nós já sabemos: é um mercado saturado, mas com possibilidades de lucros, onde o profissional precisa estar cada vez melhor preparado e buscando sempre a integração e a inovação.

“Os ciclos de mudança e a sede do mercado por novidades têm forçado as empresas a lançamentos cada vez mais próximos. Nas empresas de estrutura pequena, como as microempresas de confecção que atuam no mercado de pronta entrega, chegam a ser esperados lançamentos semanais, pois o cliente (revendedores ou “sacoleiras”) está sempre em busca de novidades.” (TREPTOW, 2005, p. 18)
“O profissional de criação (designer de moda) deve manter olhos atentos às novidades da moda, mas sem esquecer a realidade da empresa. Deve conhecer as tendências, mas, sobretudo conhecer profundamente o seu mercado consumidor. A identificação de mercados e o desenvolvimento de produtos em função de um público-alvo pré-definido fazem parte do processo de Planejamento e Desenvolvimento de Coleção.” (TREPTOW, 2005, p. 18)

O interessante é que quase todos na mesa se conheciam, reflexo talvez do pequeno mercado mineiro de moda, talvez das buscas e experiências dos palestrantes convidados.

Referência
TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 3.ed. Brusque: do autor, 2005.

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