terça-feira, 12 de outubro de 2010

1° Moda Mineira UNA: Criação, Mercado e Vivências

No dia 22 de setembro de 2010, ocorreu no no campus Aimorés do Centro Universitário UNA, o seminário Moda Mineira UNA: Criação, Mercado e Vivências com o objetivo de analisar o mercado de moda mineira. Para compor a mesa foram convidados Moema Breves, Fernanda Cotta, Graziele Coelho e Pedro Embiruçu, ao lado dos professores Aldo Clésius e Luciana que lecionam no curso de moda da UNA e do coordenador do curso Júlio Pessoa, além dos alunos da casa, o evento também foi aberto a alunos e outras faculdades.

A mesa foi presidida pelo professor Aldo que iniciou falando da importância que dos cursos acadêmicos para as grandes semanas da moda e que deve haver uma valorização dos cursos de Moda locais para um maior fortalecimento do mercado de moda mineiro.

O primeiro convidado a falar foi Moema Breves, ex-modelo e proprietária do outlet Nonfashion, que começou relatando a sua experiência profissional, destacando a importância de se ter um sonho, uma história própria para contar e de ser um profissional realizado.

Posteriormente, a palavra foi tomada pela Fernanda Cotta, responsável pelo Departamento de Comunicação Federativa da FIEMG, que nos mostrou a história, a evolução e a importância do Minas Trend Preview para o mercado mineiro, ressaltando que o evento é feito principalmente para a realização de negócios e que seu principal objetivo é gerar lucratividade para a economia mineira. Além disso, ela nos privilegiou mostrando em primeira mão o vídeo de divulgação do Minas Trend de Novembro que homenageará o grupo Corpo.

Depois, que falou foi a estilista Graziele Coelho, das marcas Chicletes com Guaraná e Patricia Motta e que brevemente irá lançar, juntamente com Gilda Queiroz, a marca Insanas. Ela observou a importância do estágio na vida do estudante e que está faltando que o profissional de moda adaptar-se ao mercado e valorizar mais a costureira e a modelista porque elas são fundamentais.

Em seguida, começaram os relatos de Pedro Embiruçu, ex-aluno da UNA que foi considerado pela revista Elle uma aposta da moda mineira. Ele falou sobre a sua recente inserção no mercado da moda e suas dificuldades e ainda que os universitários devem valorizar mais os trabalhos da faculdade porque são eles que te preparam para o mercado.

No final, houve uma rodada de perguntas dos ouvintes e do presidente da mesa para os palestrantes. Nelas foram abordados vários temas e dentre eles pode-se destacar a discussão sobre a influência do mercado chinês no mercado mineiro. Sobre esse tema há uma série debates, a verdade é que o preço baixo dos produtos chineses, colocam os produtos locais em desvantagem e desestimulando o consumo e o crescimento do mercado mineiro. Além da implantação de um pólo de falsificação calçadista na cidade de Nova Serrana.

“Temos que procurar uma maneira de construir um ‘made in Brasil forte’, sendo cada vez mais brasileiros. Criando conceitos nossos, que possam se refletir nos calçados e acessórios e definir uma coleção”, defendeu o estilista Walter Rodrigues.
(http://www.mg.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=681&cod=10331516)

Para de solucionar esse problema será necessário, além da valorização de um design autoral, a colocação de embargos tributários nos produtos importados da China para equilibrar a competição.

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