Em 22 de setembro, no auditório da UNA do campus Aymorés, teve início às 8:00hs o seminário da 1º Edição: Moda Mineira cujo tema foi criação, mercado e vivência. Os integrantes da palestra foram Moema Breves, ex modelo e empresária, Fernanda cota, comunicação da FIEMG, Graziele Coelho, estilista, Pedro Embiruçu, ex aluno e estilista, juntamente com o orientador Aldo Clécius e o coordenador do curso Júlio Pessoa.
Júlio citou as dificuldades e nescessidades para se fazer moda, se organizar e planejar. O professor Aldo falou da união de mercado, mídia e talento, chegando a uma conclusão que pode-se fundir o mercado com as escolas acadêmicas. Moema Breves discorreu acerca de experiências vivênciadas em sua trajetória, dando-nos alguns conselhos sobre como valorizar nosso diferêncial, buscar se relacionar com as pessoas, tornar suas vidas mais "fáceis", ter iniciativa e principalmente ter um sonho.
Fernanda Cota ressaltou algumas informações sobre o mercado de negócios de moda em Minas. Fez referências do Minas Trend Preview em que o objetivo é criar negóciós de moda gerando riquezas, fortalecendo assim a cadeia, aumentando a visibilidade e lançando peças e ascessórios para o mercado. Sendo que seu próximo tema é sobre os 35 anos do grupo corpo.
Graziele coelho estilista, que começou em um curso técnico de moda, hoje atende várias marcas e pretende criar a sua própria. Suas dicas foram as seguintes: aprender a ser humilde e acolher a palavra "não", que o sucesso é consequência de muito trabalho, se adaptar com o curto espaço de tempo, é preciso ouvir e observar mais e falar menos. Ela tambem frisou que o público e o mercado são essenciais para as pesquisas de tendências. Pedro Embiruçu relatou sua recente experiência de trabalho. Ele comentou da unidade de coleção(quando as peças devem dialogar umas às outras), da nescessidade do conhecimento cultural para se ter boas idéias.
O seminário foi muito rico em trocas de experências, informações, nos trouxe um panorama do mercado de moda em Minas e seus principais pólos. Evaldo Thibau, sócio proprietário da Alphorria e Bahal, acredita que o sucesso e as grandes oportunidades sobre o que se faz em moda no estado de Minas deve-se ao retorno do investimento influenciado positivamente, aos parceiros colaboradores e aos anunciantes e consultores.
referência:http://www.modaminas.com/site/depoimentos.asp. Acesso: 12 out 2010.
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