quarta-feira, 13 de outubro de 2010

1º SEMINÁRIO DE MODA MINEIRA:CRIAÇÃO, MERCADO E VIVÊNCIAS .

Introdução:

Aconteceu no dia 22 de setembro de 2010, na faculdade UNA(campus Aimorés),palétra de moda mineira com previsão de início as 8h , a primeira edição do seminário “Moda Mineira – Criação, Mercado e Vivências”.
Contou com a presença de convidados como a consultora Moema Breves, sócia-proprietária do espaço multifuncional e outlet Nonfashion e responsável também pela coluna Nonfashion Tips,Fernanda Cotta estilista e empresária Graziele Coelho, e o estilista Pedro Embiruçu, (ex-aluno recém formado pela UNA), que atualmente desfila com sua marca e conseito no Minas Trend Preview( na nova parte cedida a novos talentos).

Com fins de analisar o mercado de moda mineira, pate-papo sobre experiências e acontecimentos e dar dicas para obter sucesso no mundo da moda. O objetivo do evento foi mostra diferentes idéias para vencer neste ramo tão dispultado,lembrando que com talento, teoria e conseito é possível obte-lo. Aldo Clécius (professor da Una) e Júlio Pessoa(coordenador dos cursos de cinema e moda)também participaram da palestra respondendo e esclarecento perguntas ao final desta.

Resumo :

Moema Brevis disse que é muito importante ter uma história para contar;começou como modelo em 1946 e nos contou em poucas palavras sua história com a moda, suas satisfações e o desejo de sempre procurar se realizar.Contou sua percistência na história moda, o que a levou a chorar ao lembrar-se de como e quando realizou um de seus sonhos e vê o seu sucesso do dia de hoje .Ela mostrou a importância do estágio e de se ter um sonho sempre.


Fernanda Cotta contou sobre o Minas Trend Preview que é hoje um evento consolidado e gera milhões em negócios para a moda mineira. Sem o objetivo de concorrer com o São Paulo Fashion Week, por ter um aspecto mais “negócios”, a pretensão é tornar-se o melhor evento de negócios de moda do Brasil.

Graziele Coelho já trabalhou com grandes nomes da moda mineira como :Renato Loureiro e Victor Dzenk e sempre foi muito atenciosa, buscando retirar o máximo de informação em suas experiências com eles.Uma de suas falas que mais me alertou foi a importância da experiência do estágio e da humildade no aprendizado para aprendermos temos que nos esforçar seja qual for o cargo do estágio.

Pedro Embiruçu( ex-aluno UNA) o novo talento que surpreindeu e encantou a todos(as),com grande repercursor já fez matéria na revista ELLE sobre seu recente trabalho, onde foi apontado como uma aposta para o futuro da moda mineira.

Aldo Clésius(professor da instituição) e Julio Pessoa(coordenador de moda e cinema ) conduziram os temas abordados entre os participantes, retratando suas opiniões. O professor Aldo deu sua opinião sobre o mercado mineiro de moda e revelou Minas Gerais como um estado cheio de talentos e que ainda tem que ser muito explorado.

Comentário Crítico :

A palestra foi bastante conhecimento , em vista que estamos iniciando no mundo da moda. É um caminho bastante longo , cheio de “nãos” onde devemos ser fortes e persistenytes, a busaca de um grande sonhos, um desafio, uma realização maior do que este "não". Os convidados nos levaram a refletir sobre a moda no mercado mineiro. No meu ponto de vista a principal função deste foi mostrar a história de cada palestrante,fanzendo desta uma experiência futura para nossa profissão,fazendo nos perceber o começo desta trajetória, a importância da iniciativa de novas criações,da administração (pois moda não é so desenho nem ao mesmo só glamour).

"Temos que procurar uma maneira de construir um ‘made in Brasil forte’, sendo cada vez mais brasileiros. Criando conceitos nossos, que possam se refletir nos calçados e acessórios e definir uma coleção”. Defendeu o estilista Walter Rodrigues.

Referências :


http://http//www.mg.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=681&cod=10331516.

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