terça-feira, 12 de outubro de 2010

1º SEMINÁRIO DE MODA MINEIRA

1º SEMINÁRIO DE MODA MINEIRA:
CRIAÇÃO, MERCADO E VIVÊNCIAS

INTRODUÇÃO:
O Seminário organizado pelo centro Universitário UMA aconteceu as 8 horas do dia 22/09/2010 no auditório da UNA CAMPUS AIMORÉS. Os integrantes da palestra foram:
• Moema Brevis: ex-modelo e sócia proprietária do espaço multifuncional e outlet.
• Fernanda Cota: responsável pela área de comunicação corporativa SENAI, INSTITUTO EVALDO LÁDIO.
• Graziele Coelho, Patrícia Mota, a professora Luciana Marques, o coordenador do curso Júlio Pessoa, o professor Aldo Clécius e o ex-aluno da UNA Pedro Embiruçu.

RESUMO:
Aldo Clésius e Julio Pessoa conduziram os temas abordados entre os participantes, retratando suas opiniões. O professor Aldo deu sua opinião sobre o mercado mineiro de moda e revelou Minas Gerais como um estado cheio de talentos.
Moema Brevis disse que é muito importante ter uma história para contar e revelou que aos 14 anos teve o primeiro contato com a moda. Começou como modelo em 1946 e nos contou em poucas palavras sua história com a moda, suas satisfações e o desejo de sempre procurar se realizar.
Fernanda Cota revelou dados estatísticos sobre o MINAS TREND PREVIEW e falou que o vestuário representa 14% da mão de obra de Minas Gerais. Fernanda fala ainda que, a moda é manifesto e registro da história e da importância de se ter iniciativa e atitude, e que a moda e a arte andam juntas.
Graziele Coelho está no mercado há 6 anos, iniciando a carreira como assistente de estilo de Renato Loureiro, Victor Dzenk, Olium, Chicletes com Guaraná e também com a marca Patrícia Mota, complementa dizendo que o estágio é a porta de entrada. Seu próximo sonho é ser a cara de uma marca e queria fazer uma coisa mais lúdica, como trabalhar na Chanel e Missioni.
Pedro Imbiruçu mesmo com a sua recente mas próspera experiência, nos aconselha que, para ser bem sucedido, deve se ter criatividade e ambição, mas sem perder a humildade. Deve-se também descobrir o seguimento que irá seguir e buscar um estágio nesta área. É importante também, a montagem de um portifólio, pois através dele seremos também avaliados. Pedro se destacou no projeto Box e foi através dele que lhe rendeu uma matéria na revista ELLE.

COMENTÁRIO CRÍTICO:
A palestra foi muito proveitosa, visto que estamos iniciando no mundo da moda. É um caminho longo, cheio de “nãos” onde muitos desistirão e muitos continuarão. Os convidados nos levaram a refletir sobre a moda, principalmente no mercado mineiro. Acho que o ponto principal do evento foi mostrar a história de cada palestrante, fazendo nos perceber o começo desta trajetória, a importância do marketing, administração, criação e da iniciativa e atitude.

REFERÊNCIAS:
http://www.modaminas.com/site/depoimentos.asp. Acesso: 11 de outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário