Realizado no dia 22 de setembro de 2010, no auditório do Campus Aimorés, o seminário destinou-se ao público acadêmico com o objetivo de relatar e compartilhar a situação do mercado mineiro através das experiências dos profissionais que compunham a mesa, sendo eles: Fernanda Cotta (Organizadora do Minas Trend Preview), Moema Breves (Consultora de moda e empresária do setor), Pedro Embiruçu (Novo talento mineiro, ex-aluno UNA ) e Graziele Coelho (Estilista integrante das marcas Chicletes com Guaraná, Patrícia Moda e sócia da marca Insanas).
O tempo do seminário foi dividido para que cada um dos palestrantes contasse sua trajetória no mercado da moda mineira e o que pensam a respeito da situação vigente, cada um em seus distintos trajetos, vidas e sucessos.
O primeiro relato foi de Moema, que iniciou adolescente como modelo, e como se interessava pela moda, buscou sempre ajudar no backstage e se empenhou em conhecer as tarefas. Suas principais dicas no geral foram empenhar–se, correr atrás dos sonhos, e por mais árduo que seja o processo, vale a pena ao ver os prós trilhados ao longo do caminho.
Fernanda Cotta em seguida, falou sobre o Minas Trend Preview e como o evento vem se destacando em todo o país, além de uma prévia exclusiva sobre o tema da edição de 2011, uma homenagem ao grupo de dança Corpo. Em seguida, contando como entrou na moda, Graziele começou curso de design e se sentia apavorada no início. Atualmente é uma estilista de renome e com muito mais sucesso pela frente.
E por último e não menos importante, o novo queridinho da moda, Pedro Embiruçu, que com muito humor, relatou a sua curta e já bem sucedida carreira, as dificuldades que um recém formando encontra e os meios a superá-las.
A palestra contou com muitas fotos e slides dos trabalhos desses profissionais. Já nos minutos restantes, as perguntas da platéia serviram de catalizador para análises sobre a situação das costureiras, praticamente "extintas" no cenário nacional, e sobre a influência da China na moda, com produtos e sua mão de obra baratos.
O Mercado Mineiro, como referido pelo estilista mineiro João Paulo Durão,
“está crescendo, mas tem dificuldades em aceitar coisas novas, em conceber e aceitar as mudanças. Porém, temos tudo para um dia ser referência na moda nacional”.
E para aqueles que iniciam agora a carreira, o também estilista mineiro Virgílio Andrade diz:
“a internet é um ótimo meio para quem está começando e não tem verba para fazer catálogos, divulgações impressas, enfim. Quando fazemos um editorial, postamos um vídeo sobre o conceito da coleção e acabamos criando desejo no consumidor”.
Minas tem todo o potencial ao sucesso maior por possuir uma riquíssima cultura e profissionais empenhados. Nada como meios alternativos e a união do mercado interno para fazer com que esse sucesso seja real. E espera-se que outros eventos como o Seminário Moda Mineira da UNA ajudem a realizar esse obejtivo.
(Citações-referência: http://chic.ig.com.br/moda/noticia/novos-nomes-importantes-da-moda-conceitual-em-bh)
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