quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MODA MINEIRA, Criação, Mercado e Vivência

No dia 22 de Setembro foi aberta a 1° palestra MODA MINEIRA, Criação, Mercado e Vivência. A palestra teve como objetivo falar do mercado da moda mineira, em exclusivo, dos limites, desafios e oportunidades.
A cidade de Belo Horizonte é um cenário de influências urbanas. Os criadores e as marcas estão presentes construindo a memória da cidade.
As oportunidades deste campo crescem a cada dia, num processo diversificado contínuo e cada vez mais aberto a todos os tipos de talento. A moda é um dos grandes negócios do mundo moderno.
O mercado da moda precisa de pessoas capacitadas e dispostas a enfrentar as dificuldades, riscos. A moda almeja pessoas criativas para trazer ao mercado inspirações de raízes.

A palestra foi conduzida por Aldo Clécius e Júlio Pessoa. Falaram sobre as dificuldades do mercado, sobre a importância do curso e como Minas Gerais é rica e um lugar de origem em cultura.
A palestra teve como participação Moema Breves, Fernanda Cotta, Graziele Coelho e Pedro Embiruçu.

Moema Breves:
Consultora e Empresária, sócia-proprietária do espaço multifuncional e outlet Nonfashion, responsável pela coluna Nonfashion Tips, no site do MTP e consultora de negócios da moda tendo passagem por marcas como Patachou e Chicletes com Guaraná. Destaque da revista ELLE de Setembro de 2010.
A ex-modelo ingressou no mundo da moda aos 14 anos. Não queira ser modelo a vida toda e resolveu trabalhar na área da moda. A família não aprovou e começou a fazer faculdade de direito e foi para Nova York fazer cursos e retomar a sua história no mundo da moda.
Moema venceu obstáculos e em 2009, abriu o primeiro outlet de BH, o espaço é ainda um bistrô, o Nonsense, que funciona como um private club e só abre quando a loja está aberta.

Fernanda Cotta: superintendente de comunicação corporativa FIEMG e responsável pelo Minas Trend Preview.
Fernanda é responsável pelo Minas Trend Preview que é o único evento de pré-lançamentosjá consolidado como um dos maiores acontecimentos de moda, comportamento do país e geração de negócios.
No Minas Trend Preview é realizado palestras, desfiles e salão de negócios para lojistas de todo o Brasil.
Fernanda apresentou gráficos sobre o rendimento do Minas Trend Preview.

Graziele Coelho: estilista assistente das marcas Chicletes com Guaraná, Patrícia Motta e sócia da marca Insanas.
Tem um grande currículo e tem muita experiência na área da moda. Não iniciou sua carreira no mundo da moda, depois que fez um curso de desenho de moda para aprender a desenhar, sua professora descobriu que tinha talento.
Graziele é uma grande profissional, seu estilo de croqui é o croqui limpo, desta forma conseguiu um trabalho com Victor Dzenk e colocou a mão na massa.

Pedro Embiruçu: ex-aluno UNA, fashion design, desfila com marca homônima no projeto Super Nova dos Novos Talentos dentro do Minas Trend Preview, integrante da equipe de estilo da grife mineira Regina Salomão, apontado como uma das promessas mineira para o ano de 2010 pela revista ELLE.
Sua marca é a modelagem e a alfaiataria, juntamente com a arte e estamparia. Ganhou concursos de moda e bolsa para estudar fora do país.

Referências:
* FEGHALI, Marta Kasznar, As Engrenagens da Moda / Marta Kasznar Geghali e Daniela Dwyer. Rio de Janeiro: Ed Senac Ro, 2004. 160p.

* http://www.revistaparadoxo.com/materia.php?ido=7004&PHPSESSID=fac8cc33e349498264c1e38e6a414ab9

* http://fashionbubbles.com/historia-da-moda/a-moda-e-o-seu-potencial-de-mercado/

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