sexta-feira, 8 de outubro de 2010

1º Seminário de Moda Mineira: Criação, Mercado e Vivências

Essa é uma resenha do 1º seminário Moda Mineira Una: Criação, Mercado e Vivências, que ocorreu no dia 22/09/2010 no auditório nobre do campus aimorés da Una, no período da manha. Estavam presentes o coordenador dos cursos de moda, designer de moda e de cinema da Una, Júlio Pessoa, o professor Aldo Clecius, a professora Luciana, Moema Breves, Fernanda Cotta da Fiemg, Graziele Coelho e Pedro Embiruçu. Pessoas que estão ligadas ao mundo da moda e da moda mineira. O objetivo do seminário foi discutir o mercado de moda mineiro.
A empresária de moda Moema contou sua história. Começou como modelo, depois trabalhou na Olium, lugar em que ela afirma que tudo começou. Trabalhou também na Patachou. Abriu uma loja, a Nonfashion outlet, que comercializa peças de coleções passadas de algumas marcas.
Moema relatou que adquiriu muita experiência nos lugares em que trabalhou. Aconselhou os estudantes de moda, dizendo que se a pessoa quer fazer sucesso, possuir um sonho, quiser alcançar seus objetivos, ela deve começar a buscá-los o mais rápido possível. Procurar estágio enquanto estiver estudando, preferencialmente nos primeiros períodos do curso foi uma de suas dicas. A empresária ainda contou que queria ter uma história genuína, pois para ela toda pessoa tem que ter uma, toda marca de luxo tem uma história, ela não nasce já uma marca de luxo. E ela afirmou que conseguiu. A empresária tinha um sonho de se dar bem na vida antes dos 30 anos de idade e conquistou esse sonho. Alem da sua loja, Moema realiza consultoria para marcas.
Fernanda Cotta, responsável pelo departamento de comunicação Federativa da FIEMG, falou do mercado de moda em Minas Gerais e da importância do Minas Trend Preview nele. O Minas Trend Preview realizou sua primeira edição em 2007 e segundo Fernanda o objetivo dele não é concorrer com o São Paulo Fashion Week e sim tornar- se o melhor evento de moda do Brasil em questão de negócios, é fortalecer a cadeia produtiva. O evento conta com duas edições anuais, sendo realizadas em maio e novembro e são quatro dias. Na ultima edição (maio 2010) teve 176 estandes, 450 compradores vips e cerca de 400 milhões de reais em negócios. Ela revelou que cerca de até 80% dos produtos de uma marca são vendidos nele. O curador do Minas Trend Preview é Carlos Pazzetto.
Antes de iniciar o Minas Trend Preview é realizado um coquetel com desfile somente para convidados, sendo esses jornalistas, celebridades e compradores vips. O curador desse coquetel é o estilista mineiro Ronaldo Fraga. Na ultima edição ele foi realizado no museu de artes e ofícios. Segundo Fernanda, esse evento antes do Minas Trend Preview visa chamar atenção para o evento.
Ela ainda contou em primeira mão que a próxima edição do Minas Trend Preview, em novembro, ira homenagear o grupo mineiro corpo e trará o tema moda corpo moda.
Graziele Coelho falou de sua trajetória. Formada em gestão em designer de moda, esta no mercado há seis anos. Iniciou sua carreira como assistente de estilo de Renato Loureiro e Victor Dzenk, após estas importantes experiências passou a atuar como estilista para grandes nomes em Belo Horizonte, como Metrópole, Olium, Blue Banana, Sayonara Lopes, Inês Guimarães, DTA entre outras.
Atua como estilista para marca Chicletes com Guaraná e Patricia Motta. Pretende lançar em breve juntamente com Gilda Queiroz a marca Insanas.
Graziele comentou dos desafios no mercado de moda, o que os profissionais estão enfrentando no novo contexto do mercado de moda. Que segundo ela são, a montagem de coleções em curto espaço de tempo, adaptação da criação com a união do marketing, conhecimento geral dos processos que vai desde a criação a finalização que atinge o ponto de venda, otimização das compras, insumos e terceirização da linha de produção.
Ela deixou claro que para obter boas vendas o recurso principal é o marketing da marca que está ligado ao produto vendido. Citou que os pontos principais do marketing são: produto-cliente; preço-custo; preço–conveniência; promoção-comunicação.
Pedro Embiruçu graduado em moda pela Una foi apontado por veículos importantes de comunicação como aposta da moda mineira, novo talento. Ele ficou conhecido depois de desfilar no projeto Box, quando saiu uma matéria sobre ele na revista ELLE. Para Pedro a pessoa que esta ou quer entrar no ramo da moda deve ter ambição, criatividade, iniciativa e humildade. Que o estudante na faculdade deve descobrir qual caminho a ser seguido, fazer estágios e investir na criação do seu portfólio, reunindo os melhores trabalhos da faculdade em um book. Pedro possui uma marca, a Pedro Embiruçu, que vem com uma proposta de inserção da arte na roupa.
Ele disse a respeito do mercado, que é fechado, mas que deve haver perseverança. Como ele achou o mercado fechado, começou a participar de concursos, no qual ganhou alguns. Atualmente Pedro trabalha na Regina Salomão.
A professora Luciana falou da importância do marketing para a venda de um produto.
Todos presentes debateram sobre a China, no quesito de cópias e falsificações de produtos, mão de obra barata e ameaça desse país no mercado de moda.Também sobre a desvalorização da profissão de costureira no mercado e sua escassez devido aos baixos salários oferecidos, a moda e a identidade mineira, a importância do Minas Trend, do marketing, da presença da humildade e de querer aprender de quem quer trabalhar com moda e o mercado de moda.
De acordo com a matéria “Nos bastidores do Minas Trend Preview “, publicada pelo site www.fashionmag.com do Brasil, em 02/05/2010, foi se a época em que Minas Gerais era famoso apenas pelo tradicional pão de queijo. Lugar de designers talentosos e com o sucesso do Minas Trend Preview, Minas Gerais tem atraído cada vez mais à atenção do mundo fashion.Um evento como o Minas Trend Preview, comprova a cada edição que o mercado de moda mineiro é muito importante no país e revela a cada temporada novos talentos da moda mineira.

Referência:
www.fashionmag.com , acessado dia 07/10/2010

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