quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Criação, Mercado e Vivências
Foi Julio Pessoa que deu inicio,falando sobre a importância do curso de moda e também da maneira de como nos expressamos,dando seqüência o professor Aldo nos fascinou com sua grande experiência como jornalista de moda e nos deu a oportunidade de conhecer um pouquinho do Fashion Rio e SPFW .Logo iniciando a palestra quem ficou com a palavra foi Moema Breves, a proprietária da outlet Non Fashion,ela nos encantou com seu jeito meigo e principalmente com sua historia,que começou como modelo,mas que depois ela decidiu “viver o sonho dela” que era “se dar bem antes dos trinta”,e nos contou a forma que usou para conseguir o que tem hoje.A segunda convidada do evento foi Fernanda Cotta,que nos mostrou em dados a importância do mercado mineiro e nos falou sobre o Minas Trend Preview e sua enorme importância que gera grandes negócios,divulgação e principalmente a valorização dos produtos de marcas mineiras.Logo Grazielle Coelho,uma mulher esforçada nos contou sobre sua inquietante trajetória em varias marcas e a importância disso para ela aprender mais ,e nos deu a dica de procurar um estagio mesmo que não remunerado.Como ultimo palestrante tivemos Pedro Embiruçu,ex aluno da Una recém formado e apontado pela revista ELLE como novo talento para o mercado mineiro de moda em 2010,ele nos contou sobre a falta de estágios enfrentada antes de ele ganhar o projeto Box,atualmente ele faz parte da equipe de estilo da gripe Regina Salomão.
O seminário foi de grande importância e nos abriu os olhos para novas perspectivas no mercado da moda e nos mostrou através de casos reais,que existe maneiras através de muita força e dedicação e paixão,obter sucesso e nome no ramo da moda.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
1º Seminário de moda mineira: Criação, Mercado e Vivências
O seminário deu-se ínicio com o coordenador do curso Júlio Pessoa, que relatou sobre a importância da moda, e ás suas dificuldades, logo em seguida o professor Aldo Cleciús , falou sobre a identidade da moda brasileira, e sua influência no exterior, e a importância da moda mineira e a sua relação com o resto do país.
∙ Moema Breves, começou sua carreira aos 14 anos como modelo, mais nunca gostou de ser modelo, tanto que começou a cursar direito, mais dessistiu e foi para Nova York fazer cursos e resgatar a sua história com a moda. Com seis meses nos EUA, foi convidada para gerenciar uma Maison no Recife, uma mistura de moda, galeria de arte e joalheria. E lá, ela teve a experiência como compradora, e se aprofundou na área de negócios. Mais ao conhecer Ricardo Haddad, dono da maracá Ollium, ela se apaixou e casou.Trabalhou na Ollium e na Patachou, quando teve a idéia de abrir a Non Fashion.
“Tinha uma verdadeira obsessão em dar certo antes dos 30”. E assim foi..
∙Fernanda Cotta , falou sobre como Minas Trend vêm se destacando em todo o país, e de como ele é importante para mover a indústria e gerar vendas.
∙Graziele Coelho,relatou sobre suas experiências no mercado de moda, e enfatizou que a moda não é só glamour, e sim fonte de muito trabalho,e humildade.
∙Pedro Embiruçu, discorreu sobra a importância de participar dos concursos de moda, e não dormir no ponto, dar valor aos trabalhos feitos na faculdade, pois serão através deles que seremos avaliados,e nos aconselha também, que para ser bem sucedido no mercado da moda, é necessário muita criatividade, ambição, iniciativa e humildade.
∙ E para encerrar a professora Luciana , nos mostrou a importância do marketing para a venda de um determinado produto.
Em entrevista à Globo Minas, Carlos Abijaodi, superintendente da Fiemg destacou que o Minas Trend Preview é a maior expressão de eventos de moda do estado de Minas Gerais e o maior evento de salão de negócios a nível nacional. Para ele, um acontecimento deste porte traz o que a moda mineira tem de melhor: originalidade, qualidade e inovação.
Referências:
http://chic.ig.com.br/moda/noticia/a-cara-de-minas-moema-breves-ex-modelo-faz-sucesso-com-primeiro-outlet-de-belo-horizonte
http://www.portaisdamoda.com.br
A importância do mercado minero
Seguindo a palestra, a superintendente da fiemg Fernanda Cota, contou sobre o Minas Trend Preview e como o evento tem crescido e se tornado referência nacional.
Passando a voz para a estilista Grazi Coelho, que contou como foi dificil entrar no mercado de moda. Ela nos relatou um fato que ocorreu no inicio de sua carreira que foi trabalhar para o estilista Renato Loureiro ganhando muita experiência profissional e contou sobre sua trajetória como estilista passando por várias marcas.
Para encerrar a palestra, contamos com a presençã do ex-aluno do curso de Moda, Pedro Embiruçi, que nos relatou a importância de fazer estágios para reconhecimento profissonal.
Finalizando a palestra, o professor Aldo Clécius contou sobre a importância do evento e que o centro universitário UNA promoverá outro evento contando com a presença de outros profissionais.
Um nova olhar de mercado.
Apostando no crescimento do mercado mineiro na área da moda, alguns profissionais do centro universitário UNA juntamente com o professor Aldo Clécius foram idealizadores do seminário “Moda mineira, Criação, Mercado e Vivência”. Com objetivo de mostrar aos alunos como esta sendo a vivência dos profissionais neste mercado, a equipe organizadora convidou algumas pessoas nomeadas para participar deste evento, como: Moema Breves (proprietária do Outlet Non Fashion), Graziele Coelho (estilista e proprietária da grife Insanas) e Pedro Embiruçu (ex-aluno do centro universitário UNA que é promessa pro mercado)
Tendo um clima bem descontraído, o idealizador Aldo deu início a este seminário convidando Moema Breves para ser a primeira palestrante do dia.
Moema, com uma simpatia indescritível, foi bem objetivo ao começar sua fala. Ela tendo grande vivencia neste mercado, começou cedo como modelo e daí se destacou para trabalhar em outros setores da área.
Tendo grande experiência com outros serviços, a importante parte de sua carreira foi trabalhar na Patachou, e em outra marcas de grande renome no mercado.
Atualmente, Moema têm uma loja outlet chamada Non Fashion, e daí disse que se temos sonhos,devemos corres atrás do mesmo.
A segunda convidada foi Fernanda Cotta onde retratou a importância do mercado mineiro e o objetivo do evento Minas Trend Preview que gera grandes negócios, divulgação e valorização dos produtos.
Tendo um contato enorme com essas experiências, a próxima palestrante Grazielle Coelho contou sobre sua trajetória em várias marcas para absorver conhecimentos de profissionais renomeados e passando a dica que dependendo da área de interesse do aluno, que o mesmo deve sempre procurar estágios, mesmo não sendo remunerados.
Para um fechamento importante, a equipe organizadora trouxe para a banca Pedro Embiruçu, um profissional que está no meio do caminho, saindo da faculdade e já entrando no mercado com uma importância enorme, devido aos valorosos trabalhos.
Pedro nos mostrou a importância da humildade em um profissional e que ao estudar Moda, ou outra área, o estudante de aceitar sim, o estágio remunerado para obter experiência, “maldade” de mercado, e principalmente, obter contatos.
Finalizando o evento, o professor Aldo Clécius contou sobre a importância do mesmo e devido a grande repercussão entre os estudantes será promovido outro seminário com outros profissionais.
Esta repercussão foi ótima entre os estudantes de moda, pois motivaram os mesmos ao crescimento no mercado.
Seminario de Moda Mineira
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Mercado de Moda Mineira em foco
O Seminário “Moda Mineira : criação, mercado e vivências”, realizado pela UNA no dia 22 de setembro e organizado por um de seus professores Aldo Clécius, foi o primeiro realizado por uma instituição de ensino superior do estado, com o intuito de debater o assunto “mercado de moda em Minas” no meio acadêmico.
A mesa foi composta pelos palestrantes: Moema Breves, Fernanda Cotta, Graziele Coelho e Pedro Embiruçu e mediada pelo professor Aldo Clécius. O coordenador do cursos de Moda e Design de Moda da UNA, Júlio Pessoa foi quem teve a primeira fala na mesa e discorreu brevemente sobre estes cursos e a maneira que o estudante deve encarar sua trajetória na graduação. Em seguida, o coordenador da mesa, Aldo Clécius deu prosseguimento à mesa apresentando-se e falando um pouco sobre seu percurso no meio fashion. Um dos pontos que abordou foi o do caráter promissor da moda mineira frente ao cenário nacional. Segundo ele, Minas tem grande chance de tornar-se a segunda referência no país no mercado de moda, basta para isso fazer parcerias sólidas entre a academia e o mercado. Isso significa a integração entre os dois com a finalidade de as instituições de ensino poderem oferecer a seus estudantes melhores estágios e, consequentemente, o mercado absorver profissionais melhor capacitados, gerando maior possibilidade de sucesso para o mercado de moda do estado.
O primeiro palestrante, Moema Breves, apesar de ainda muito jovem, já é referência no universo da moda mineira trazendo uma bagagem rica devido a sua ousadia quando da inserção no mundo fashion. Tendo iniciado sua carreira de modelo aos 14 anos, logo percebeu que não eram as passarelas que mais a atraiam, mas o backstage. Sempre que podia, ajudava de alguma forma nos bastidores a fim de aprender um pouco mais com pessoas experientes do meio. Não demorou para que direcionasse sua carreira para outro rumo, passando a atuar como consultora de moda, trabalhando com a área de marketing de empresas de nome como a Olium, Patachou e Chicletes com Guaraná. Atualmente continua prestando serviços de consultoria para marcas conhecidas, porém teve a concretização de um sonho com a criação da Nonfashion, um espaço multifiuniconal super bacana que durante o dia funciona como uma outlet que vende 21 marcas e à noite se transforma no espaço Nonsense, ideal para eventos ou um encontro com os amigos regado de moda, gastronomia e cultura. Segundo a empresária, todos nós precisamos “ter uma história para contar”, sempre ter um sonho para motivar suas realizações profissionais ter obstinação para concretizá-lo.
A segunda palestrante da mesa foi Fernanda Cotta, superintendente de Comunicação Corpeorativa da FIEMG e responsável pelo Minas Trend Preview. Falou da dimensão que o evento vem alcançando a cada ano no âmbito nacional e do que ele tem representado em números para o crescimento do mercado mineiro de moda. De acordo com Fernanda, o diferencial que o Minas Trend tem com relação aos outros grandes eventos de moda do país é a preocupação em geração de negócios, exemplificando que muitos dos expositores do evento vendem cerca de 80% de sua produção na semana de moda. Sobre o crescimento do evento o site Dragão Fashion House diz:
Comparado a última edição que aconteceu em novembro de 2009, o número de expositores subiu de 170 para 192. A área total ocupada pela estrutura do evento cresceu de 11 mil m² para 12 mil m². Com tantas marcas, o evento contou com duas salas de desfile que trabalharam alternadamente para abrigar os 24 desfiles individuais e mais seis de preview com os mais variados temas. Cerca de 2,5 mil pessoas circularam diariamente durante a feira que ocorreu paralelamente aos desfiles, vindas de todo Brasil e países como Portugal, Espanha, França, Polônia, Colômbia, República Dominicana e Japão. O Minas foi uma mostra do reconhecimento e consolidação do evento na moda e comportamento, no país e no mundo.
Ela apontou que o setor de moda em Minas Gerais detém cerca de 14% dos empregos demonstrando a representatividade deste mercado nos números do estado. Por fim, apresentou o tema do próximo Minas Trend Preview, que será em novembro e homenageará o Grupo Corpo que completa 35 anos.
O terceiro nome de destaque a se apresentar no seminário foi a estilista Graziele Coelho, assistente das marcas como Patrícia Mota e Chicletes com Guaraná. Tendo trabalhado com estilistas como Renato Loureiro e Vitor Dzenk, ela mostrou trazer um conhecimento diversificado do funcionamento de uma marca. Discorreu sobre o contexto do mercado de moda atual em que o profissional trabalha com coleções montadas em prazos cada vez mais curtos, a criação divide metade das decisões tomadas com a área de marketing da marca, existe a necessidade de conhecimento dos processos por que passa o produto, que vai desde a criação até a finalização atingindo o ponto de vendas, é presente a terceirização da linha de produção e necessária a otimização de comproas e insumos. A estilista ressaltou a necessidade de diálogo entre a criação e o marketing a fim de conseguir o principal para que uma marca sobreviva, que é a venda.
A mesa teve como último palestrante Pedro Embiruçu, ex-aluno da UNA recém formado e apontado pela revista ELLE como novo talento para mercado mineiro de moda em 2010. Vencedor do Projeto Box, prêmio que o rendeu a visibilidade que tem hoje e abriu muitas portas, atualmente faz parte da equipe de estilo da grife Regina Salomão. Lembrou da escassez de estágios, revelou que viu nos concursos uma alternativa para inserir-se no mercado e apontou o conhecimento sobre arte como imprescindível para imprimir conceito à roupa.
Referência:
Disponível em: <http://www.dfhouse.com.br/sis.secao.artigos.content.asp?pasta=1&pagina=75&a=3&ar=58>. Acesso em: 9 out de 2010.